quinta-feira, dezembro 11

NINGUÉM EXPLICA Dizia JPP, num post de 10/12 intitulado “O Governo tem que explicar melhor as suas políticas" que este é um "falso problema. O governo tem é que governar melhor, não 'explicar melhor'. As boas políticas explicam-se a si próprias e as políticas impopulares têm sucesso quando os seus autores têm credibilidade. As pessoas torcem o nariz, protestam, mas, ou acreditam nos governantes ou não. Não há marketing que, a prazo, transforme uma má política numa boa, nem 'explicação' que substitua a confiança."
A sua lógica é correcta: um país bem governado não questiona os decisores. Mas ela não isenta o governo de se esforçar em explicar aos cidadãos porque toma esta opção e quais eram as alternativas. As políticas são normalmente um produto do equilíbrio entre os princípios ideológicos dos governantes e os contrangimentos que estes encontram na sua actividade. E o governo tem a obrigação de esclarecer porque tomou esta direcção, por que é que entende que ela é melhor para o país. Infelizmente, a maior parte das dúvidas e protestos resultam da ignorância - e exactamente aqui o governo tem um papel de explicador. Tem de usar a pedagogia que não aplica precisamente nos textos dos decretos publicados no Diário da República. Finalmente, também discordo da última frase; o marketing é capaz de tudo, principalmente em política.
Por sua vez, o jmf diz que "o problema é que, muitas vezes, se as medidas fossem bem explicadas o povo ainda ficava mais zangado com o governo." Talvez. Eu arrisco.

Sem comentários: